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Segurança de TI para Educação

05 razões para terceirizar a Segurança da Informação da sua instituição de ensino?

Mesmo que passe desapercebida por muitos, a Segurança da Informação é um dos ativos mais importantes dentro de uma instituição de ensino atualmente.

Ela é tão vital ao ambiente acadêmico que compreende desde apoio para manter a transmissão dos dados segura e contínua entre os departamentos internos até as responsabilidades mais estratégicas, como a avaliação, implantação e gestão da infraestrutura que mantém o funcionamento da instituição.

Podemos dizer que o uso da Segurança da Informação é essencial, ainda mais no ramo da Educação, que concentra grande parte de usuários que trocam informações em sua infraestrutura – ou também pelo valor que essas informações trocadas têm. Porém, infelizmente, muitas instituições estão se tornando alvos em potencial de crackers e pessoas más intencionadas, que desejam obter algum benefício de maneira criminosa e o pior, acabam tendo sua imagem prejudicada por consequência.

O problema principal não é externo: apesar de sua clara importância, ainda existem instituições que encaram a Segurança da Informação como uma despesa que infla o orçamento, ou pior, acreditam na desinformação de que a área de TI é totalmente operacional, não enxergando que tem uma grande oportunidade de transformar isso em algo estratégico para obter retorno de investimento, oferecer um serviço de qualidade e apresentar um diferencial competitivo.

A Segurança da Informação bem gerida pode representar o crescimento da instituição – aumentar a proteção dos dados, garantir a verificação dos acessos realizados nos sistemas, reduzir os custos e além disso tudo, manter a continuidade da operação.

Mas nem sempre isso é possível, dependendo do porte da organização, ter um setor que cuide apenas disso acaba sendo inviável (operacionalmente ou financeiramente, até mesmo não fazendo parte da administração estratégica o plano de manter uma equipe própria). Para isso, existe a solução que vem se tornando mais acessível e apresentando crescimento: terceirizar a TI.

Mas por quê terceirizar a Segurança da Informação? Neste artigo, explicaremos cinco motivos para a sua instituição aderir. Confira!

1.  Alta redução de custos

Essa, com certeza, é o motivo mais dedutível de razão para terceirizar a Segurança da Informação. Afinal, ter uma equipe dedicada para manter a segurança dos dados em sua instituição de ensino pode parecer o ideal à primeira vista, mas o custo dessa equipe nem sempre é viável para o orçamento que a sua empresa dispõe e/ou esse pode não ser o plano estratégico para o seu setor de TI.

De fato, ter uma equipe formada por assistentes e auxiliares não dará conta do recado e, muito provavelmente, não terão o know-how para atenderem essa demanda, forçando a contratação de uma equipe com gerente e analistas capazes, e consequentemente, fazendo a necessidade dos investimentos em salários altos, sem contar os encargos trabalhistas e afins.

Terceirizar pode apresentar uma solução viável e acessível neste caso, uma vez que os pagamentos de encargos trabalhistas, salários e toda a questão de recrutamento e seleção fica a cargo da empresa contratada. Dessa maneira, sua instituição poderá se preocupar mais com o core business e o trabalho funcionará como se fosse uma equipe própria.

2.  Retorno de investimentos mensurável

Terceirizar a Segurança da Informação ajuda a reduzir a preocupação principal com os custos e apresenta um retorno de investimento no longo prazo para sua instituição.

O motivo é simples: um dos papéis desempenhados por uma equipe terceirizada é mensurar o desempenho e consumo de recursos da infraestrutura, a fim de sugerir melhorias e soluções para os mais variados problemas que podem aparecer.

Com isso, há a possibilidade de economizar nos recursos utilizados, aumentar a produtividade e assim, apresentar maior rentabilidade do seu negócio.

3.  Controle dos serviços prestados

Uma empresa especializada em serviços de Segurança da Informação pode apresentar relatórios frequentes dos serviços executados, assim como desempenho, progresso e status dos assessments – como número de ameaças detectadas e eliminadas, detecção de intrusão, controle de acesso e afins.

Desta forma possibilita que os gestores tenham uma visão mais ampla que nem sempre funcionários internos poderão ter.

Obviamente, o comprometimento dos profissionais para participar de reuniões e apresentar ideias para melhorias, por exemplo, é o mesmo.

4.  Garantia de qualidade dos serviços

A aderência às necessidades da sua organização é um evidente fato dos serviços de terceirização de Segurança da Informação.

Serviços de e-mail, backups, sistemas operativos, servidores, segurança de dados e outros são extremamente vitais para o funcionamento da sua organização e a empresa contratada deverá prestar o serviço com a qualidade exigida.

Para padronizar e estabelecer critérios, contratualmente, sua empresa poderá definir um SLA (tempo para solução dos problemas e afins) para reestabelecer as operações em caso de falhas, firmando um compromisso que uma equipe própria de TI provavelmente não conseguiria trabalhar e estabelecer.

5.  Especialistas experientes e atualizados

Uma grande vantagem e que pode ser considerada essencial para a sua instituição é a expertise do especialista que irá prestar serviços na sua empresa.

Empresas diferentes podem apresentar tecnologias e sistemas diferentes, sejam em marcas de um equipamento quanto na execução de sistemas internos ou plataformas, e contar com um especialista para cada segmento de conhecimento específico é inviável, mas é possível contar com profissionais especialistas em Alocação de Recursos da empresa terceirizada.

O diferencial principal é que, além de unir o know-how que sua instituição precisa numa equipe pronta para realizar o atendimento imediato, a empresa contratada deve realizar reciclagens e treinamentos com os colaboradores a fim de capacitá-los para os atendimentos e também atualizá-los com as novidades do mercado tecnológico educacional.

Todas as vantagens citadas podem auxiliar a sua instituição a atingir os objetivos propostos. Ao contar com uma empresa terceirizada, é possível manter os esforços de sua equipe interna nas atividades estratégicas da organização e assim direcionar planos e metas com maior exatidão e controle.

E você, sabe de mais alguma vantagem de terceirizar a Segurança da Informação numa instituição de ensino? Deixe um comentário e contribua com o tema!

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