AllEasy

Segurança da Informação Segurança Web
Senhas

Senha com informações pessoais: por que isso pode ser um risco para a sua segurança?

Você precisa criar um cadastro novo em um site. Qual é a primeira senha que vem à sua mente? Aquela boa e velha senha, já conhecida, criada com base no seu aniversário, no seu nome ou no do seu filho, do time para o qual você torce, o nome do seu animalzinho de estimação… ou ainda aquela combinação de caracteres simples, para facilitar a memorização, certo?

É mais comum do que você pode imaginar! Intuitivamente, as pessoas tendem a criar senhas assim. O que pode ser desastroso para a segurança.

Conforme o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon, as senhas comprometidas são responsáveis ​​por 81% das violações relacionadas a hackers. 

Isso porque esses criminosos cibernéticos apostam em técnicas de engenharia social para desviar os usuários do pensamento racional, usando suas emoções (ou sua ingenuidade em relação à tecnologia) para promover ataques bem sucedidos.

Assim, eles conquistam a confiança das pessoas e conseguem obter dados e informações sigilosas, incluindo as senhas. 

Considerando que 94% dos ciberataques atuais estão direcionados às pessoas, alguns cuidados com as senhas são fundamentais para garantir a segurança da informação (sua e da sua empresa).

CRIAR UMA SENHA FORTE REQUER MAIS DO QUE CRIATIVIDADE

Algumas combinações de senha comuns encontradas em violações de dados são “123456”, “qwerty” e “password”. Outras que fazem parte desta estatística incluem datas de nascimento, nomes próprios, marcas de carros e times esportivos.

Mas não basta ser mais criativo do que isso para garantir uma senha segura e forte. É preciso atender a todos os requisitos apontados pelos sistemas. 

Ou seja, contar com a quantidade pré-determinada de caracteres (geralmente de 8 a 12), incluindo números, letras e símbolos. 

Também é essencial que você evite usar seus próprios dados ou informações pessoais como senhas, como já falamos logo no início deste artigo. E isso inclui evitar: datas comemorativas e aniversários, placas de veículos, números de telefone ou de endereços residenciais, por exemplo. 

Essas costumam ser as primeiras apostas de sistemas de quebra e cibercriminosos para ter acesso às suas contas.

INVISTA EM PROTEÇÃO PARA EVITAR PREJUÍZOS

Em 2022, 81 em cada 100 ataques hackers aconteceram graças a senhas pouco seguras. Nesse caso, garantir a proteção da senha dos usuários deve ser prioridade para quem quer manter a segurança geral da informação.

E isso significa investir em uma solução que ajude esses usuários a armazenar e compartilhar seus dados confidenciais em poucos cliques sem nenhum risco.

O senhasegura MySafe é o exemplo perfeito disso, uma vez que gera senhas fortes e aleatórias para permitir que os usuários aumentem o nível de segurança. Ele também traz benefícios como:

Senhas Aleatórias Risco mínimo de um agente malicioso adivinhar e descobrir as senhas aleatórias geradas automaticamente pela solução. 

Compartilhamento Seguro O senhasegura MySafe diminui o impulso de compartilhar senhas por canais inseguros, proporcionando aos administradores um rastreamento completo de quem teve acesso a elas e quando. 

Balance Security vs. Produtividade O nível máximo de segurança trazido pelo senhasegura MySafe, juntamente com a interface de usuário simples garantem um equilíbrio perfeito entre produtividade e segurança. 

Segurança máxima A segurança deve ser sua principal preocupação ao falar sobre senhas, e o senhasegura MySafe é protegido por diferentes níveis de defesa para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a esses dados confidenciais.

ESSA SOLUÇÃO É PARA MIM?

O senhasegura My Safe é uma solução líder global em gerenciamento de acesso privilegiado com a missão de eliminar o abuso de privilégios em organizações de todo o mundo. Ela é recomendada para as empresas nos seguintes cenários:

  • Empresas com mais de 10 usuários.
  • Empresas que receberam pontos de atenção em auditoria.
  • Empresas que precisam reduzir custos operacionais.
  • Empresas que devem estar em conformidade com normas e regulações de cibersegurança.
  • Empresas que desejam implementar as melhores práticas de segurança.
  • Empresas que sofreram algum incidente de segurança.

Este é o seu caso? Então sua segurança pode chegar ao nível máximo!
Clique aqui, fale com um especialista e conheça melhor o gerenciamento de usuários do senhasegura MySafe.

Matérias relacionadas