O papel do Business Partner na empresa
O conceito de business partner foi lançado nos anos 1980 por Dave Ulrich (Palestrante, Autor, Professor Universitário e Consultor de Gestão) com o objetivo, aproximar o departamento de recursos humanos das áreas de negócio.
O significado de business partner é “parceiros de negócios”, este profissional atua como consultor interno dentro da organização, conectando a área de Recursos Humanos com os demais setores da empresa, auxiliando na gestão estratégica de pessoas.
O papel do BP é agilizar respostas aos colaboradores, facilitando e otimizando processos internos. Além de atuar com os líderes, assegurando feedback, metas, avaliação de desempenho, plano de desenvolvimento, entre outros.
É fundamental que o BP possua um perfil generalista para lidar com vários assuntos ao mesmo tempo, habilidade de comunicação, planejamento, organização, mediação de conflitos e liderança.
A maioria das empresas alocam os BP’s nas áreas de negócios, mas algumas deixam a atuação restrita apenas para atividades operacionais.
No decorrer dos anos, a função passou por mudanças na atuação, aproximando-se mais das pessoas dentro da organização e no levantamento de dados, apresentando para área de negócios os desafios de talentos e soluções para o negócio.
Lidiane Ambrosio.
Psicóloga, Analista de RH, certificada Business Partner e Tech Recruiter.