Segurança de Endpoint: entenda a vantagem preditiva do Cylance
Não pode ler agora? Ouça o artigo clicando no player:
As ameaças cibernéticas de hoje têm como alvo todos os computadores e dispositivos móveis. Isso inclui endpoints corporativos, especialmente, aqueles que compõem a infraestrutura crítica. Por exemplo, sistemas de controle industrial e dispositivos incorporados. Apesar de um cenário de ameaças altamente sofisticado e automatizado, a segurança de endpoint ainda luta para adotar medidas proativas.
O BlackBerry Cylance, no entanto, adota uma abordagem inovadora do uso de análises de ameaças em tempo real com aprendizado de máquina (Machine Learning — ML) para resolver esse problema. Além disso, utiliza Inteligência Artificial (IA) para fornecer soluções que mudam a maneira como organizações e usuários finais abordam a segurança de endpoint.
Assim, as soluções de segurança Cylance combinam prevenção preditiva orientada por IA com detecção e resposta dinâmicas às ameaças para oferecer visibilidade total à empresa.
Abaixo descrevemos como a ferramenta funciona e quais as vantagens que ela oferece em relação às medidas de proteção tradicionais! Acompanhe:
Segurança de endpoint: AV tradicional vs. BlackBerry Cylance
Os produtos antivírus tradicionais (AV), que detectam ameaças por meio de assinaturas, reivindicam a maior parte do mercado de segurança há anos. No entanto, com o passar das décadas, as habilidades dos invasores de inventar técnicas, táticas e procedimentos melhoraram exponencialmente.
Agora, os invasores administram seus próprios laboratórios de controle de qualidade, usam ferramentas de penetração comercial e validam suas novas amostras de malware para não serem detectados. Em outras palavras, eles modificam o código e testam até que passem pelos produtos AV tradicionais.
Ameaças como malware sem arquivo, que não grava nada no disco, não podem ser capturadas por assinaturas. Portanto, o antivírus tradicional está se tornando cada vez menos eficaz. Dessa forma, precisamos de novas formas de impedir a execução de códigos maliciosos — sejam binários, sem arquivos, baseados em scripts ou qualquer outra coisa que esteja surgindo no horizonte. É aí que entra o BlackBerry Cylance.
Combate efetivo
Sem o uso de assinaturas ou a necessidade de transmitir dados para a nuvem, o CylancePROTECT combate ameaças comuns de segurança de endpoint. Por exemplo:
- malware;
- ransomware;
- malware sem arquivo;
- scripts maliciosos;
- documentos com armas;
- e muitos outros vetores de ataque, não importa onde o terminal esteja.
Assim, com eficácia incomparável, facilidade de uso e impacto mínimo no sistema, o CylancePROTECT é a melhor maneira de evitar problemas conhecidos. Além disso, ataques desconhecidos antes que eles possam ser executados.
Dessa forma, aumentando a prevenção do CylancePROTECT, o CylanceOPTICS ™ é um componente de segurança de endpoint, que permite fácil análise de causa raiz. Ao mesmo tempo, busca de ameaças e detecção e resposta automatizadas de ameaças.
Automatização de tarefas de detecção e resposta às ameaças
Ao contrário de outros produtos de segurança de endpoint, que exigem que as organizações façam um investimento significativo em infraestrutura local e/ou transmitam dados para a nuvem continuamente e empreguem recursos de segurança altamente qualificados, o CylanceOPTICS foi projetado para automatizar tarefas de detecção e resposta às ameaças usando os recursos existentes.
Os serviços do BlackBerry Cylance fornecem testes de penetração e vulnerabilidade pré-ataque, avaliações de comprometimento e contenção de incidentes pós-ataque usando a tecnologia orientada por IA.
Essa poderosa combinação de serviços preditivos de prevenção, detecção, resposta e especialistas em ameaças permite que o BlackBerry Cylance proteja endpoints sem exigir que os clientes aumentem a carga de trabalho ou os custos da equipe.
Análise preditiva com a rede neural do BlackBerry Cylance
O BlackBerry Cylance usa uma abordagem fundamentalmente diferente do AV tradicional que aproveita a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina para impedir a execução de códigos maliciosos. Em vez de um processo simples, direto e baseado em etapas, o algoritmo do Cylance usa uma rede neural profunda, um sistema ramificado complexo que se alimenta de si mesmo e aprende com o passado para inferir o futuro.
O Cylance estuda diariamente milhões de arquivos em relações a padrões usados para treinar modelos de aprendizado de máquina. Exemplos simples desses padrões incluem o tamanho do arquivo, o uso de certificados (que geralmente são legítimos, mas podem ser roubados), se o arquivo está usando um empacotador e a complexidade ou entropia do arquivo.
Rede neural
Mas, ao invés de analisar cinco ou dez padrões para tomar uma decisão sobre se um arquivo é bom ou ruim, o algoritmo do Cylance analisa 1,4 milhão.
Cada um desses padrões pode ser representado como uma camada em sua rede de aprendizado profundo. A presença ou ausência (e o peso) de um padrão determina o caminho através das camadas para chegar a uma decisão.
A rede neural do Cylance é uma estrutura profunda e ramificada que gera uma pontuação de confiança. Quanto maior a pontuação de confiança, mais seguro o software está de que uma amostra é maliciosa — mesmo que nunca a tenha visto antes.
Para fazer engenharia reversa de uma detecção do BlackBerry Cylance, o invasor teria que voltar com sucesso por uma rede emaranhada de recursos de processamento de endpoints — uma façanha tão impossível quanto tentar resolver um labirinto com vários milhões de linhas fazendo curvas completamente aleatórias.
Como o BlackBerry Cylance usa o aprendizado de máquina
Ao contrário de outros fornecedores que adicionaram aprendizado de máquina ao número de métodos usados para identificar malware (assinaturas, comportamentos, sandboxes etc.), o BlackBerry Cylance usa a tecnologia exclusivamente para segurança de endpoint, com prevenção de ameaças de malware.
O algoritmo do Cylance foi treinado para tomar essas decisões em milissegundos, localmente em cada endpoint. Isso permite que as organizações eliminem as tarefas demoradas e que consomem muitos recursos associadas à manutenção de soluções baseadas em assinaturas.
O BlackBerry Cylance oferece inúmeras vantagens para os clientes que buscam prevenção de malware altamente precisa, proteção abrangente contra ataques e recursos robustos de segurança de endpoint, todos gerenciados por um único console de gerenciamento.
Além disso, podemos citar as seguintes vantagens para a segurança de endpoint:
Eficácia
- Impede consistentemente a execução de malwares anteriormente; desconhecidos, conhecidos ou personalizados, sem a necessidade de assinaturas;
- Impede a execução de scripts não autorizados;
- Oferece precisão superior na prevenção de malware, seja online ou off-line;
- Aproveita uma combinação de regras comportamentais e modelos de ML baseados em IA para detecção de ameaças de endpoint.
Simplicidade
- Substitui ou, se necessário, aumenta as soluções antimalware existentes (o aumento é recomendado apenas para propósitos temporários / de transição para o valor máximo da solução).
- Simples de implantar globalmente usando GPO, script de login ou pacotes de gerenciamento de software de terceiros.
- Automação de ações de resposta a ameaças comportamentais sem intervenção humana.
- As atualizações são fáceis e pouco frequentes.
Desempenho
- Retorna o desempenho à Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI), fornecendo uma solução antimalware mais completa, em comparação com a verificação apenas de malware no nível do hipervisor;
- Consultas de indicadores de ataque em toda a empresa retornadas em segundos;
- Reduz o uso da largura de banda da rede, eliminando os desafios de distribuição de arquivos DAT da solução legada;
- Não perturba o meio ambiente. Nenhuma reinicialização é necessária em estações de trabalho ou servidores;
- Experiência aprimorada do usuário final. Elimina a necessidade de verificações regulares no disco rígido;
- Reduz o uso agregado de CPU e memória.
O BlackBerry Cylance desenvolve Inteligência Artificial para fornecer produtos de segurança preditiva e preventiva e soluções inteligentes, simples e seguras que mudam a maneira como as organizações abordam a segurança dos terminais.
Agora que você aprendeu a vantagem preditiva do Cylance, aproveite e entenda mais sobre os benefícios que a automação de segurança traz para a sua empresa!