Maturidade em segurança da informação: conheça os níveis!
Uma empresa pode usar os níveis de maturidade em segurança da informação para avaliar seu desempenho nessa área.
Assim como na Classificação das Informações, uma empresa também pode usar os níveis de maturidade em segurança da informação para avaliar seu desempenho nessa área.
Você sabia que a maturidade em segurança da informação da sua empresa pode ser mensurada? Várias normas e Framework de gestão de segurança da informação falam sobre os níveis de maturidade que fornecem diretrizes e parâmetros para as empresas.
Quanto mais alto o nível, mais confiáveis são os sistemas da sua empresa e maior o alinhamento entre segurança da informação e estratégia de negócio. Descubra em que nível de maturidade em segurança da informação a sua empresa está!
O que são níveis de maturidade em segurança da informação?
Os níveis são como um caminho que a empresa precisa percorrer para atingir processos confiáveis e implementar a melhoria contínua em segurança da informação. Em cada nível de maturidade o negócio tem que desenvolver e estruturar processos para que sejam padronizados, avaliados e otimizados.
Por que você deve identificar o nível de maturidade em segurança da informação da sua empresa?
Porque ao fazer essa identificação, você saberá quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa em termos de segurança e quais os próximos passos. Você entenderá o quanto e onde os investimentos são necessários e pode otimizar o orçamento de TI atuando onde realmente é necessário.
Quais são os níveis de maturidade em segurança da informação?
Veja, a seguir, os níveis de maturidade em segurança da informação e entenda onde a sua empresa está!
Nível 0: Inexistente
Como o nome sugere, não existe qualquer processo estruturado de segurança da informação e a empresa ainda nem identificou essa necessidade. Nesse nível, a TI trabalha de forma reativa, resolve problemas conforme eles aparecem e não tem qualquer política de gestão.
Nas empresas que estão neste nível, é comum que haja altas taxas de incidentes que resultam em indisponibilidade, vírus, lentidão, limitação de recursos e total ausência de controle, deixando a empresa sujeita a vazamentos e paradas.
Nível 1: Inicial
No nível 1 de maturidade em segurança da informação a empresa já reconheceu que existem riscos que precisam ser tratados. No entanto, ainda não existem processos padronizados e os eventos são tratados caso a caso.
Neste cenário, a empresa já conta com soluções básicas, como antivírus, firewall e servidores virtuais, mas, no geral, ainda há desorganização da gestão.
Nível 2: Repetível
No nível 2, os processos já foram desenvolvidos de maneira que procedimentos similares são seguidos por pessoas diferentes. Porém, isso ainda não é feito de forma documentada e confia-se bastante nas capacidades individuais, o que leva à ocorrência de erros.
Nas empresas que se encontram nesse nível, já existe uma Política de Segurança da Informação (PSI), processos de backup e alguma ferramenta de gestão de TI, mas ainda não há treinamentos formais ou comunicação sobre procedimentos.
Nível 3: Definido
Neste nível de maturidade, os processos foram documentados e formalmente repassados aos usuários por meio de treinamentos. Espera-se que eles sejam cumpridos, no entanto, não há maneiras de detectar desvios.
Portanto, no nível 3 a empresa e seus funcionários já sabem o que precisam fazer, porém não há muitos indicadores sobre a performance real para checar se o que precisa está realmente sendo feito.
Nível 4: Gerenciado
No nível 4 a gerência passa a monitorar e mensurar seus processos e toma ações para otimizar a segurança. Ferramentas de automação já são utilizadas e permitem ainda mais controle sobre os processos, que estão devidamente documentos, implementados e otimizados.
Quando a empresa atinge este nível, a segurança da informação já tem mais transparência, mede e avalia KPIs, tem metas e já é capaz de identificar a prever falhas. A TI passa a ser mais proativa e menos reativa.
Nível 5: Otimizado
Por fim, os processos de TI e de segurança da informação já passaram por melhorias práticas e estão em um alto nível de organização e performance. As preocupações se concentram em fazer melhorias contínuas, observar as demais empresas e se manter em dia com as tendências do mercado.
Como uma empresa terceirizada pode ajudar na identificação e melhoria no nível de maturidade em segurança da informação?
Para uma companhia que não está acostumada com os padrões e procedimentos de TI e segurança da informação, essa análise pode ser complicada. Um olhar externo, de alguém que tem experiência e conhecimento especializado, pode ser de grande ajuda.
Uma empresa terceirizada que é especialista em segurança da informação será capaz de identificar rapidamente as falhas e oportunidade de melhoria nos sistemas de segurança da empresa. Ela conseguirá, ainda, guiar o seu negócio na adoção de padrões internacionais de segurança e gestão de TI.
E tudo isso pode ser feito em parceria total com a sua própria equipe de maneira que, ao fim do projeto, eles sejam capazes de replicar as análises e processos de melhoria, promovendo a evolução constante da segurança da informação na sua empresa.
Para encerrar, frisamos que o alcance da maturidade em segurança da informação só acontece com um trabalho estruturado e com o comprometimento de todas as áreas da empresa. Diretorias, gerências e demais líderes devem dar o exemplo e os funcionários precisam ser constantemente lembrados sobre a importância da segurança da informação.
As empresas que atingem o mais alto nível de maturidade em segurança da informação entendem que essa área é um investimento e que, como tal, pode ser convertido em valor real para o negócio.
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